terça-feira, 19 de abril de 2016

A EXPOSIÇÃO AO FRIO AUMENTA A ATIVIDADE DE TECIDO ADIPOSO MARROM, A ATIVIDADE DO TECIDO ADIPOSO BRANCO E PODE TER EFEITOS ANTIDIABÉTICOS E ANTI-OBESIDADE. EM NOVOS DADOS, A EXPOSIÇÃO AO FRIO INDUZ E MANTÉM O TECIDO ADIPOSO MARROM EM INDIVÍDUOS METABOLICAMENTE SAUDÁVEIS ​​COM OBESIDADE, SUGERINDO QUE O TRATAMENTO A FRIO PODE SER CLINICAMENTE BENÉFICO, MESMO PARA AQUELES COM O AUMENTO DO IMC. FISIOLOGIA–ENDOCRINOLOGIA–NEUROCIÊNCIA-ENDOCRINA (NEUROENDOCRINOLOGIA)–GENÉTICA–ENDÓCRINO-PEDIATRIA (SUBDIVISÃO DA ENDOCRINOLOGIA): DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.


ALTERAÇÕES INDUZIDAS A FRIO EM ATIVIDADE BAT EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS ​​COM OBESIDADE
À medida que a epidemia de obesidade continua a levar a mortes prematuras por uma ampla gama de sequelas patológicas, incluindo a doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2 e câncer, a urgência é maior do que nunca para identificar abordagens para promover a perda de peso, levando ao tecido adiposo mais saudável. Esta necessidade é particularmente premente, tendo em conta a ausência continuada de uma chamada "bala mágica farmacológica", que pode levar à perda de peso com mínimos efeitos adversos. O conceito que liga a atividade do tecido adiposo marrom (BAT), ou ao escurecimento reforçado do tecido adiposo branco (WAT) com um estado metabólico "saudável" não é novo - os investigadores têm vindo a discutir as implicações da alteração da proporção tradicional de WAT (armazenamento de energia) para BAT (queima de energia) durante a última década. 



O tecido adiposo marrom - BAT influencia a oxidação mitocondrial de ácidos graxos livres e glicose na região interescapular, perirenal, axilar e áreas paravertebrais. O tecido adiposo bege, um intermediário entre tecido adiposo marrom - BAT e tecido adiposo branco - WAT, e amplamente caracterizado pela gordura subcutânea de roedores, pode ser induzido no tecido adiposo branco - WAT por exposição ao frio, o fator de crescimento de fibroblastos 21, agentes p-adrenérgicos, fator de crescimento endotelial vascular, proteínas ósseas morfogenéticas, tiazolidinedionas, peptídeo natriurético e outros fatores. Criticamente, o indutor não farmacológico único conhecido e eficaz do tecido adiposo marrom - BAT é a exposição ao frio. A prova de que o tecido adiposo marrom - BAT existe e é ativado em seres humanos após a exposição ao frio vem de vários estudos importantes. 



Desde então, a extensão do tecido adiposo branco - WAT e / ou ativação do tecido adiposo marrom - BAT foi pensado para ser inversamente correlacionado com várias medidas de obesidade e, potencialmente, a síndrome metabólica. No entanto, somente nos últimos anos têm-se a ativação de novos tecidos adiposos marrons - BAT, maior ativação das mitocôndrias - MTD ou indução de atividade no tecido adiposo branco - WAT pré-existente num conceito clinicamente atraente para reverter os sintomas da síndrome metabólica. Apesar de grande interesse pré-clínico no processo de escurecimento do tecido adiposo, as contribuições quantitativas da indução do tecido adiposo branco - BAT / a ativação humana para com o gasto de energia são difíceis de avaliar. Um novo artigo publicado na Diabetes tem lançou alguma luz sobre esta questão. 


Tecido Adiposo Depósito de energia sob forma de triglicerídios Contorno do corpo do homem e da mulher
Em trabalhos anteriores, envolvendo indivíduos magros, saudáveis, o recrutamento do tecido adiposo branco - BAT poderia ser conduzido por exposição ao frio, levando a um melhor controle da glicose e até mesmo uma redução em todo o corpo de massa gorda. No novo estudo realizado por Hanssen et al. os investigadores testaram se a exposição ao frio de curto prazo pode melhorar o estado metabólico de seres humanos com a obesidade, isto é, aqueles com um IMC elevado (32,9 kg / m 2 ± 3,5) num braço único de ensaio clínico prospectivo. A equipe esperava que a exposição ao frio ativaria mais tecido adiposo branco - BAT pré-existente e / ou converter mais tecido adiposo branco - WAT para um estado bege. Em particular, foram avaliadas as alterações quantitativas da atividade do tecido adiposo marrom - BAT, a captação de glicose periférica, e melhorias na função do músculo esquelético como um substituto para o condicionamento metabólico favorável sobre aclimatação ao frio. 


Tecido Adiposo pardo(multilocular)• Termogênese/Tecido Adiposo Branco (unilocular)• Reserva energética
Os 10 participantes, que eram metabolicamente saudáveis com obesidade, foram expostos a 10 dias de período de aclimatação de frio que vai de 2 a 6 horas por dia entre 14-15ºC, e analisados ​​tanto antes como depois do tratamento usando F-FDG-PET / tomografia computadorizada. Os pesquisadores detectaram tecido adiposo marrom - BAT e tecido adiposo bege ativados. Com pré-condicionamento de termoneutralidade, estes indivíduos também foram submetidos a biópsias musculares, que foram repetidas no final da exposição ao frio. Curiosamente, 60% dos participantes (aliás correspondentes aos participantes do estudo mais jovens; 19-39 anos) demonstrou atividade do tecido adiposo marrom - BAT antes da aclimatação ao frio no início do estudo.Todas estes seis indivíduos tinham maior atividade das mitocôndrias - MTD após exposição ao frio do que antes, como determinado por um aumento da imagem no PET valor de absorção padronizado (SUV) é, de 2,3 ± 0,3 para 2,9 ± 0,3 (P <0,01) e os valores de SUV máximas de 8,8 ± 3,7 para 18,9 ± 5,5, ( P<0,01), 


Tecido Adiposo Principal função: armazenamento de triglicerídeos (energia) Adipócitos – 
isolados ou em

mas todos os dez indivíduos demonstraram alguma atividade do tecido adiposo marrom - BAT após a exposição ao frio, conforme determinado pela captação de glicose utilizando PET. Induzida ao frio a captação F-FDG foi inalterado no tecido adiposo visceral ou subcutâneo sugerindo que, ao contrário de roedores, a gordura subcutânea não "bege" em seres humanos. No entanto, este resultado ainda era uma medido como significativa linha de base FDG nestes depósitos foi proporcional à atividade do tecido adiposo marrom - BAT induzido pelo frio. A Média do tecido adiposo branco de F-FDG na linha de base foi significativamente mais elevada no tecido adiposo visceral do que no tecido adiposo subcutâneo. A atividade de todos os depósitos de gordura foi fortemente associada com o outro, com fortes correlações entre absorção F-FDG do tecido adiposo marrom - BAT e tecido adiposo branco visceral - WAT visceral antes e após a aclimatação ao frio, e entre o tecido adiposo branco - WAT visceral e subcutâneo após a aclimatação ao frio. O tecido adiposo subcutâneo saudável, por conseguinte, parece predispor à aceleração das mitocôndrias - MTD para uma resposta induzida pelo frio mais robusta.


Dr. João Santos Caio Jr.

Endocrinologia – Neurocientista-Endócrino

CRM 20611



Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930


COMO SABER MAIS:
1. Ao levarmos em consideração que o sexo (gênero) feminino secreta duas a três vezes mais GH – hormônio de crescimento do que meninos em qualquer fase de crescimento seja após 2 a 3 anos de idade, criança, infantil, juvenil, adolescente e como o IGF-1 Fator de crescimento similar à insulina não tem origem na mesma região (hipófise) e sim na periferia...
http://tireoidecontrolada.blogspot.com

2. Notadamente no fígado, a proporcionalidade em ambos os sexos no que se refere a produção periférica do IGF-1 Fator de crescimento similar à insulina 1 são semelhantes...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

3. O que cria uma situação diferente no caso de uma criança, infantil, juvenil e adolescente, ao apresentar hipopituitarismo, ocorrer uma diferenciação entre os fatores secretores normais de eixo GH/IGF-1, isto é uma discordância neste eixo. ...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Caio Jr., Dr. João Santos. Endocrinologista – Neuroendocrinologista e Dra. Caio, Henriqueta V. Endocrinologista – Medicina Interna, Van Der Häägen Brasil – São Paulo – Brasil; Peng, XR , Gennemark, P. , O'Mahony, G. & Bartesaghi, S. Desbloquear o potencial termogênico do tecido adiposo: modulação farmacológica e implicações para o tratamento de diabetes e obesidade . Frente. Endocrinol. (Lausanne) 6 , 174 ( 2015 ); Virtanen, KA et al . Funcional tecido adiposo castanho em adultos saudáveis ​​. N. Engl. J. Med. 360, 1518 - 1525 ( 2009 ); van Marken Lichtenbelt, WD et al . tecido adiposo marrom Cold-ativado em homens saudáveis ​​. N. Engl. J. Med. 360 , de 1500 - 1508 ( 2009 ); Cypess, AM et al . Identificação e importância do tecido adiposo marrom em humanos adultos . N. Engl. J. Med. 360 , 1509 - 1517 ( 2009 ); Hanssen, MJ et al . Aclimatação frio curto prazo recruta tecido adiposo marrom em humanos obesos . Diabetes; Yoneshiro, T. et ai . Recrutados tecido adiposo castanho como um agente anti-obesidade em seres humanos. J. Clin. Invest. 123 , 3404 - 3408 ( 2013 ); van der Lans, AA et al . aclimatação frio recruta gordura marrom humano e aumenta nonshivering. termogênese . J. Clin. Invest. 123 , 3395-3403 (2013); Blondin, DP et al . Aumento da capacidade adiposo marrom oxidativo de tecidos em seres humanos aclimatados a frio . J. Clin. Endocrinol. Metab. 99 , E438 - E446 ( 2014 ); Lee, P. et ai . Tecidos adiposo castanho-aclimatados Temperatura modula a sensibilidade à insulina em humanos . Diabetes 63 , 3686 - 3698 ( 2014 ); Hanssen, MJ et al . Aclimatação frio curto prazo melhora a sensibilidade à insulina em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 . Nat. Med. 21 , 863 - 865 ( 2015 ).



Contato:
Fones: (11)2371-3337/ 5572-4848 ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br


Instagram


Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-br&ie=UTF8&msa=0&msid=104690649852646187590.0004949cd4737b76430ff&ll=-23.578381,-46.645637&spn=0.001337,0.002626&z=19